Não é novidade que equipamentos eletrônicos precisam de alguns cuidados específicos, como limpeza e manutenção. Mas com as impressoras, além da máquina em si, é necessário ter cuidar dos cartuchos e toners também. Quando falamos desses produtos, uma das dúvidas mais comuns é: “Como devo fazer para conservar esses suprimentos?”. Pensando nisso, hoje vamos te dar as melhores dicas para preservar os cartuchos e toners da sua impressora, garantindo qualidade por muito mais tempo, confira!
Qual a diferença entre cartucho e toner?
Quando falamos em tintas para impressão, existem dois tipos de tintas existentes, que abastecem todos os tipos de máquinas que imprimem no mercado: cartucho de tinta e cartucho de toner.
Basicamente a diferença entre eles consiste no cartucho de toner ser uma tinta em pó. Ou seja, o Cartucho de toner é carregado em suas cores primárias, sendo conhecidas como CMYK: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K). Assim, o toner é colorido e realiza impressões de máquinas laser, pois quando o pó é aquecido, transfere através dos cilindros a imagem a ser gravada para o papel.
Já o cartucho de tinta, é um recipiente para tinta líquida, sendo utilizado nos modelos que fazem impressão usando jato de tinta. O Cartucho de tinta também vem nas cores primárias (CMYK) – evitando o contato direto com o mecanismo e liberando apenas a quantidade certa no papel. Esse tipo, geralmente é mais indicado para consumidores domésticos ou com média demanda de impressão.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de tinta, confira os cuidados para cada tipo de cartucho!
Como conservar Cartuchos de Tinta
- Conserve na embalagem original fechada e lacrada até o uso, para evitar o ressecamento da tinta.
- O calor pode afetar o seu produto, portanto cuidado com a temperatura. Armazene estes cartuchos em locais arejados e sem luz direta.
- Caso seja necessário retirar o cartucho da impressora, faça isso de maneira rápida, evitando deixar o produto aberto fora do equipamento.
- Não toque na placa do cartucho. Isso pode sujar, e até mesmo inutilizar o material.
- Sempre desligue a impressora antes de tirar qualquer componente. Assim, você evita danos ao equipamento e aos materiais internos.
Como conservar Cartuchos de Toner
- Evite quedas e atritos que possam danificar a parte externa ou interna do cilindro.
- Mantenha longe da luz já que a tinta reage ao calor e luminosidade.
- Não armazene o produto sem uso por muito tempo, isso pode ressecá-lo.
- Não retire o cilindro com a impressora ligada.
- Sempre que recomendado, execute a limpeza automática da impressora.
- Em caso de toner colorido, interrompa o uso após perceber que determinada cor acabou. Volte a utilizar apenas quando for realizada a reposição.
- Tenha cuidado ao retirar papéis que ficaram presos no equipamento. A melhor forma de fazer isso sem prejudicar o toner ou outras peças da impressora, é desligá-la, retirar o toner e então retirar o papel.
Seguindo as nossas dicas, você garante a qualidade e durabilidade dos seus cartuchos. Confira nossos conteúdos e fique por dentro de todas as dicas sobre Suprimentos Empresariais.