Troca de toner: quais são os riscos?

riscos-troca-de-toner

Trocar o toner pode ser uma tarefa assustadora para alguns. De fato, esse é um processo que exige atenção em alguns pontos. Mas, apesar de parecer difícil, entender quais são os riscos torna tudo mais fácil.

 Primeiro de tudo, devemos saber qual a hora certa de realizar a troca do toner. Forçar demais essa peça pode causar problemas no equipamento. 

Se não há pouco ou nenhum pó dentro do toner, a impressora passa a esquentar demais, sem conseguir expelir nada. Isso pode queimar ou danificar seus circuitos. Mas fique tranquilo, quando o momento chegar, sua impressora dará alguns sinais!

 

Como saber a hora certa de trocar o toner

Para saber a hora certa de trocar o toner, fique atento a falhas na impressão. A mudança na tonalidade das cores é o primeiro sinal que pode ser verificado. Também é possível que comecem a sair listras indesejadas no papel, devido ao baixo nível de pó presente na peça. 

Outro ponto muito importante para ficar atento é a validade de seu toner. Se o prazo passar, mesmo que ele ainda esteja carregado, a impressão pode começar a falhar. 

Esse espaço de tempo varia de marca para marca, mas o mais comum de se encontrar no mercado são os que possuem 1 ano de vida útil depois de fabricados.  Uma dica muito valiosa é anotar qual a validade e quando o toner foi colocado, anote em um adesivo com as informações para colocá-lo na parte superior do toner.

Essa também é uma ideia muito importante para o controle de uso da sua impressora. Utilizando os adesivos, é possível verificar quanto tempo seu toner está durando. 

A maioria dos equipamentos emitem sinais que o pó está acabando. Geralmente, isso se dá por meio do acendimento de alguma luz no painel. Preste atenção nisso e em caso de dúvidas consulte o manual da impressora. 

 

Agora que você já sabe quando trocar seu toner, acompanhe com a gente quais são os riscos desse processo: 

 

1. Equipamento sem limpeza

Um equipamento que não recebe limpeza, em algum momento apresentará defeitos. 

Se o novo toner for colocado sem que isso seja feito, a vida útil da peça pode ser afetada. Além do mais, há o risco de entupimento dos componentes, causando um superaquecimento e posteriormente um curto-circuito na impressora. 

Para limpar, não utilize materiais de limpeza contendo amônio, álcool ou qualquer outro tipo de substância inflamável dentro ou fora da impressora.

 

2. Retirando o toner 

Uma impressora pode gerar uma grande quantidade de calor. Por isso, é necessário deixar ela esfriar para não correr o risco de se queimar.  

Antes de trocar o toner é necessário deixar a tampa da frente aberta por aproximadamente 10 minutos para que ela troque temperatura com o ambiente ao seu redor. 

 

3. Cuidado com a bagunça 

Os toners possuem em seu interior uma tinta à base de pó. Ao realizar a troca, o compartimento pode vazar. 

O pó do toner é composto de material plástico e magnético, isso significa que ele adere aos objetos facilmente, tornando a limpeza difícil. Além disso, esses elementos podem ser tóxicos.

Ao menor sinal de vazamento, entre em contato com o suporte técnico de sua confiança.

 

4. Cuidado com seu equipamento 

Qualquer movimento errado pode danificar sua impressora. Esses equipamentos possuem algumas partes frágeis, por isso, todo cuidado é pouco. 

No momento da troca, tocar no circuito da impressora pode ser altamente prejudicial, pois ele é responsável pela emissão dos sinais elétricos que “comunicam” a impressora com o computador. 

O toner deve ser retirado da forma correta, seguindo as instruções do manual.  O ideal é contar com uma empresa especializada em trocas de toner. 

 

5. Priorize a qualidade do produto 

Você sabia que escolher um toner de baixa qualidade pode diminuir a vida útil de seu aparelho em 3 anos?

Além disso, equipamentos que são recarregados muitas vezes, apresentam, segundo pesquisadores da Buyers Laboratory Inc,  47% de chances de falhar. Por isso, o ideal é respeitar as recomendações do fabricante.  

Nessa hora, sem dúvida nenhuma, o barato pode sair caro. Aqui na Ferrari Suprimentos, você encontrará apenas produtos de qualidade certificada que garantem o bom funcionamento de sua impressora.  

Cuidados pós troca de toner

Apesar da troca ter sido realizada, a tarefa ainda não acabou! É preciso descartar o toner da forma correta. Por conter substâncias tóxicas em seu interior, ele pode contaminar solo, animais e até mesmo seres humanos. 

Nesse caso, jogá-los em lixo comum ou destinar os toners a centros de reciclagem que não são especializados no objeto coloca em risco o meio ambiente e seus frequentadores. 

Além disso, os toners também são compostos por acrilato, carbono com estireno e resina de poliéster. Todos esses elementos podem liberar uma fumaça tóxica ao serem incinerados.

Para incentivar o descarte correto, existe uma lei de política reserva. Ela garante que as empresas fabricantes de toners sejam responsáveis pelo recolhimento de equipamentos que esgotaram sua vida útil. 

Elas devem oferecer um ponto de coleta ou disponibilizar o serviço dos Correios para pegar os toners. Depois disso, os materiais são separados e destinados aos lugares corretos. 

A vida útil de um toner pode variar de acordo com diversos fatores, como frequência e forma de uso, configurações e afins. Mas uma coisa é certa, a troca não pode ser adiada. 

Com essas informações que te demos, você poderá fazer isso sabendo quais são os riscos e formas de evitá-los!

 

Compartilhe esse conteúdo!

Leia também

Imprima com qualidade e economia

Buscando um produto específico ou ficou com alguma em dúvida?