Como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente

Como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente já é uma realidade, com tendência a fazer parte cada vez mais nas pautas empresariais. Essa crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais tem acarretado em diversas mudanças de rotinas nas mais variadas áreas. Afinal, cuidar do planeta é cuidar da própria casa e se há cuidados que podem ser tomados, eles devem fazer parte do protocolo de qualquer empresa.

 

Esse também é o caso da impressão de documentos e materiais gráficos, por exemplo, cujo uso do papel pode ser otimizado para melhor aproveitamento do material. Hoje esse consumo responsável é uma alternativa cada vez mais procurada, considerada inteligente, bonita e amiga do planeta.

 

Isso porque os cortes e formatos de papel, por exemplo, podem reduzir significativamente o desperdício, colaborando para o equilíbrio ecológico. Nos escritórios, as impressoras utilizam o formato internacional do ISO 216 (A4, A3 etc), usado pela maioria dos países para a potabilização de mídia para a impressão, geralmente a caseira.

 

Nas gráficas, entretanto, o padrão utilizado é o do OffSet, que desde a década de 50 é um dos padrões mais utilizados por realizar grandes tiragens em poucas horas, porque tem como referência a bandeja de suas impressoras, geralmente sendo a mais usada a de 96cm x 66cm.

 

O papel é melhor aproveitado quando puder ser replicado dentro do formato. Medidas fora do padrão geram um desperdício que, embora pareça pequeno a princípio, quando multiplicado pela quantidade de cópias pedidas, fica imenso. Gerando um prejuízo para a empresa e o planeta.

 

A grande dica nesses casos é procurar firmar uma parceria com fornecedores confiáveis e que entreguem um produto de qualidade, tanto em suprimentos de papel quanto em tinta. Dessa maneira o papel é melhor aproveitado quando puder ser replicado dentro do formato.

 

O consumo consciente do papel como meio para circulação de informações no escritório é uma prática muito simples de ser aplicada, porém, tudo começa com a mudança de hábitos e de procedimentos tradicionais de gestão e preservação de documentos que a maioria das empresas ainda praticam.

 

Utilizar o papel de maneira consciente nas tarefas de impressão é um ato que representa a preocupação de uma marca com a sustentabilidade do seu negócio, haja vista que a população, de forma geral, está cada vez mais interessada em saber sobre a procedência dos produtos e serviços que consomem e contratam.

 

Sabendo dessa importância, fica muito mais fácil implantar uma cultura organizacional pautada na economia de suprimentos de escritório e na efetivação do planejamento estratégico, que visa o aumento da produtividade e do reconhecimento das ações sustentáveis praticadas pela empresa.

 

Nós da Ferrari Suprimentos prezamos pela preservação ambiental, e por isso trabalhamos com produtos que reflitam essas preocupações, além de sermos um centro de descarte consciente para cartuchos e toners usados. Conte conosco para auxiliar a sua empresa na busca pela sustentabilidade nos suprimentos utilizados.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente!

 

Continue acompanhando o Blog da Ferrari Suprimentos, para conferir outras informações e deixe seu comentário logo abaixo para que possamos esclarecer suas dúvidas sobre o tema 🙂

Compartilhe esse conteúdo!

Leia também

Imprima com qualidade e economia

Buscando um produto específico ou ficou com alguma em dúvida?