10 coisas que você não deve fazer com a sua impressora

dicas para sua impressora empresarial

Para manter o funcionamento adequado da sua impressora é preciso ter alguns cuidados. Isso porque, se você sabe o que deve fazer, fica mais fácil evitar erros. E é sobre isso que falaremos: o que não fazer com a sua impressora para aproveitar o máximo do seu desempenho

1. Deixar mais papel na bandeja do que o necessário

Cada máquina tem seus atributos e limites. É muito importante conhecê-los para não sobrecarregar sua impressora com papel, por exemplo. Isso pode gerar acúmulo de umidade. E as folhas úmidas fazem com que a impressora puxe várias delas por vez. Essa ação pode gerar uma sobrecarga e, a longo prazo, a perda da sua máquina. 

2. Deixar em local abafado

Expor a sua impressora em local inadequado pode influenciar no seu desempenho, principalmente em lugares sem ventilação. A umidade dos locais muito fechados pode prejudicar a parte elétrica da impressora, ocasionando em falhas ou pane no sistema. Portanto, fique de olho no local e instruções de uso. 

3. Puxar o papel trancado com força

Manusear de maneira incorreta a sua máquina pode ocasionar em problemas, como quando você puxa o papel que ficou “trancado”. Esse ato inadequado pode danificar tanto a parte interna e externa da sua impressora. Portanto, usar a força não é a melhor alternativa. 

4. Abrir para limpar por dentro

Boa parte dos fabricantes não aconselham a limpeza interna sem auxílio de um profissional. Isso porque, existem componentes que podem sofrer danos permanentes quando manipulados incorretamente, por isso o ideal é enviar para um técnico autorizado. Em média, é recomendável fazer a limpeza especializada uma vez por ano.

5. Desligar na tomada direto

Outra dica para você manter o bom desempenho da sua impressora, é evitar desligá-la diretamente na tomada. Isso pode ocasionar problemas no seu sistema operacional, pois estará pulando etapas do seu processo de desligamento. Lembre-se, quanto mais você seguir as instruções do fabricante, mais você manterá a qualidade das suas impressões. 

6. Deixar desligada por muito tempo

A falta de uso da sua impressora também pode ocasionar problemas. O ideal é manter uma frequência de uso, ou apenas ligá-la periodicamente para não apresentar defeitos. Faça isso pelo menos uma vez por semana e imprima uma página. Se a impressora for colorida, faça uma opção com cores e outra em preto e branco.

7. Não fazer a manutenção no tempo adequado 

Outra forma de prejudicar o desempenho da sua impressora é não fazer a manutenção no tempo correto. Isso pode fazer com que as peças percam o seu desempenho devido ao uso. E como consequência você perde a qualidade das suas impressões. 

8. Não trocar os toners no período correto 

Uma parte muito importante da manutenção é a troca dos toners. Eles são essenciais para assegurar o bom funcionamento da sua máquina e impressões mais eficientes. Por isso, mantenha seus toners sempre em dia.  

9. Não trocar o cartucho quando necessário 

Da mesma forma, a troca correta dos cartuchos é essencial para gerar bons resultados nas suas impressões. É um hábito simples mas, muitas vezes, deixado de lado, e só é feito a troca quando acontece um problema. Por isso, mantenha seus cartuchos sempre novos. 

10. Não contratar serviço de profissionais e resolver problemas por conta própria 

E tudo isso só será possível com o apoio de profissionais qualificados para avaliar a sua impressora e quais as melhores alternativas para manter a qualidade das impressões. Por esse motivo, não abra mão de bons produtos e profissionais especializados. Isso é primordial para garantir o desempenho correto da sua impressora. 

Nossa linha de produtos possui opções para diversos modelos de impressoras e necessidades. Somos especialistas no segmento e comprometidos em oferecer o melhor para você e para o seu negócio. Precisou de ajuda? Fale com a gente.

Compartilhe esse conteúdo!

Leia também

Imprima com qualidade e economia

Buscando um produto específico ou ficou com alguma em dúvida?