As impressoras a laser despertam a nossa curiosidade, não é mesmo? A primeira pergunta que vem à cabeça é: como elas imprimem imagens e textos do computador para o papel sem o uso da tinta? Tecnologia pura!
O princípio de funcionamento do modelo a laser é a eletricidade estática. Primeiramente uma carga elétrica positiva é aplicada em toda a extensão do cilindro fotorreceptor, que é rotativo.
O cilindro começa a girar enquanto o raio laser descarrega pontos específicos correspondentes à imagem ou texto. Dessa forma, o laser cria um desenho eletrostático no cilindro a partir das informações armazenadas na memória da impressora, transmitidas pelo computador. E é aí que o toner entra.
O toner é um pó fino, composto de carbono e polímero, que tem carga elétrica positiva. Por causa disso, ele fica depositado nas áreas descarregadas pelo laser, que têm carga negativa, e é repelido pela área restante, de carga positiva.
Quase mágica!
Nesse momento o papel sai da bandeja, recebe uma carga negativa mais forte que a da imagem eletrostática e passa pelo cilindro. Ao entrar em contato com a peça, o papel atrai o pó e fica com a imagem gravada. O tambor cilíndrico é então descarregado para que o papel não fique preso a ele.
Mas, calma, a impressão ainda não está concluída. Para que o toner seja fixado ao papel, ele precisa passar entre dois outros cilindros, que são chamados de fusor. Os rolos são aquecidos, fazendo com que o toner se funda à folha ao passar por eles.
Enfim, o grand finale
Depois de todo esse procedimento, o passo final é a folha ser encaminhada para a bandeja de saída. Quando chega neste ponto, o cilindro inicial é totalmente descarregado, ficando pronto para uma próxima impressão.
Esse é o passo a passo do funcionamento das impressoras a laser monocromáticas, que utilizam toner e só operam com preto e tons de cinza. Mas já existem várias impressoras a laser coloridas no mercado.
Nesse caso, o método de impressão varia de acordo com a fabricante. O que costuma ser usado é uma impressora com quatro toners, com as cores básicas (amarelo, ciano, magenta e preto). Também é possível combinar os tons num recipiente único e misturá-los direto no papel.
É chuva de vantagens!
Como em tudo nessa vida, existem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de adquirir ou de trocar a sua boa e velha impressora jato de tinta por uma a laser. Vamos às comparações.
A única desvantagem é que o preço de aquisição é maior. O modelo mais barato de uma impressora jato de tinta, por exemplo, atualmente custa R$ 199, enquanto o preço de uma impressora a laser é a partir R$ 530.
Mas a primeira vantagem é que elas são mais econômicas. Enquanto uma impressora de cartucho de tinta faz mil páginas ao mês, a laser faz cerca de cinco mil. A velocidade também é maior, em média 18 páginas por minuto contra seis da jato de tinta. Outra vantagem é a qualidade de impressão.
Impressão à prova d’àgua
Quem nunca deixou cair algum líquido sobre a página que acabou de imprimir e viu seu trabalho virar um borrão de tinta, que atire a primeira bola de papel! Esse problema, que infelizmente é mais comum do que gostaríamos, não existe nas impressões a laser, pois a tecnologia consiste no derretimento de plástico sobre o papel, o que torna a impressão à prova d’água.
Uma outra vantagem é que o toner não resseca. O pó do toner das impressoras a laser é composto por partículas de plástico e ferro que derretem no papel através de rolos superquentes, como explicamos lá em cima. Isso significa que não há a possibilidade de a tinta ressecar. Ou seja, não tem problema caso você fique muito tempo sem utilizar sua máquina, não existe risco de perder o cartucho.
Além disso, a impressão a laser não deixa resquícios de tinta na impressão. O toner também requer um investimento mais alto, mas ainda assim o custo-benefício é bem maior, pois duram mais e são mais econômicos a longo prazo, além de imprimirem em grande escala.
Por isso, no final das contas, as impressoras a laser, apesar de serem mais caras, são bem mais rápidas e imprimem em grande quantidade em menos tempo que a jato de tinta.
E é para todo mundo?
Se na sua empresa são feitas mais de 500 impressões por mês, a impressora a laser é o tipo ideal para você, já que a manutenção e os suprimentos são mais baratos.
E isso vale para praticamente qualquer empresa, mesmo as micro e pequenas, assim como estudantes ou profissionais liberais autônomos que trabalhem com muitos documentos.
E independente do tipo escolhido, conte com as soluções de impressão da Ferrari Suprimentos. Confiança, atendimento personalizado e qualidade são a força motriz do nosso negócio. Quer um orçamento? Entre em contato.