4 dicas para realizar impressões perfeitas

4 dicas para realizar impressões perfeitas

Você sabe o que avaliar na hora de definir se a sua impressão está saindo com alto padrão de qualidade? Para garantir um bom resultado, é importante prestar atenção em alguns pontos. Afinal, será o conjunto de fatores que ditará a qualidade das suas impressões e a eficiência no seu dia a dia. Por isso, confira agora 4 dicas essenciais para suas impressões saírem perfeitas. 

Falaremos de detalhes que fazem total diferença no resultado final, e também citaremos quais características dos produtos você precisa levar em conta antes de escolher uma impressora para o seu negócio. Além de tendências e tecnologias de mercado. Vamos lá?

 

1. Qualidade do arquivo para impressão: 

É comum as pessoas terem expectativa sobre impressão sem considerar o arquivo. Porém, por mais tecnológica que seja a sua impressora, a qualidade da imagem, material e finalização são essenciais para garantir a satisfação com o resultado final. 

O ideal é buscar por imagens profissionais, desenvolvidas no formato e na qualidade adequadas para impressão. Essa dica vale, principalmente, para quem deseja imprimir materiais gráficos como banners, folders, catálogos, calendários, entre outros. 

 

2. Cores: do arquivo para o material impresso

O segundo fator importante que influenciará no resultado são as cores. E, diferente da qualidade do arquivo, a impressora e os produtos que serão usados definirão como ficará a coloração da sua impressão final. Por isso, é importante investir em cartuchos e toners de qualidade, para garantir que a cor que você escolheu ficará igual na impressão. Inclusive, essa é uma dica que ajuda também para prolongar a vida útil das impressoras.

Outro assunto bastante comentado no mercado, são as impressões 3D coloridas. Uma revolução que veio para redefinir a forma como os materiais são impressos. Essa técnica exige algumas configurações específicas, mas que oferecem muitas possibilidades para o resultado final. Ficam realmente impressionantes!

E por falar em tecnologia, vamos ver como usá-la de forma mais inteligente nas suas impressões.

 

3. Tecnologia da impressora

Depois de avaliar a qualidade do seu arquivo e definir as cores, os recursos da sua impressora serão fundamentais para uma impressão perfeita. Você pode começar avaliando a empresa que está oferecendo o serviço ou produto. Contar com uma parceria faz toda a diferença na hora de potencializar os seus recursos de impressão. E, claro, verificar as tecnologias oferecidas e que geram muito mais qualidade e eficiência para o seu trabalho. Dependendo da sua necessidade, você pode investir em impressoras a laser.

E, por falar em tecnologia, o mercado de suprimentos para impressão empresarial tem se desenvolvido bastante. Com a transformação digital, novas oportunidades surgem para expandir negócios e gerar impressões muito mais modernas, rápidas e com qualidade cada vez mais alta. 

Afinal, os clientes buscam por novidades, interatividade, cores mais vibrantes e materiais animados. Por isso, as impressões precisam ser cada vez melhores e, ao mesmo tempo, mais rápidas. 

Se você está de olho no futuro e quer saber como digitalizar as suas impressões, confira as Tendências 2022 – Impressão digital e comunicação visual.

 

4. Finalização 

Depois de passar por todas essas etapas, é hora de finalizar. Conforme o material, você precisará prestar atenção em detalhes antes de, realmente, imprimir. Elencamos alguns fatores para você ficar de olho, confira:

  • Distância mínima entre as margens: sem definir esses espaços pode acontecer de cortar partes da impressão, resultando em um material com defeito. 
  • Dobras: no caso de materiais como folders, por exemplo, é necessário considerar as dobras para que elas não fiquem armadas. 
  • Cores: todos os textos e imagens têm que estar em modo CMYK. Não use imagens em RGB, pois apesar de aparecerem coloridas na tela do micro e na impressora jato de tinta, ao serem impressas, as imagens podem ficar em preto e branco.
  • Compactação: os arquivos não podem ser enviados compactados. Os processos de compactação e descompactação podem danificar ou alterar o conteúdo dos arquivos.

 

Por fim, antes de imprimir você precisa checar links, RGB, sangria e textos em curvas, para evitar erros com o material final. 

Portanto, o processo de impressão pode ter muito mais detalhes do que imaginamos. E são eles que farão a diferença na qualidade do resultado final. Por isso, ao escolher uma empresa que fornecerá as máquinas de impressão da sua empresa, é importante verificar se ela respeita esses processos. Afinal, em uma rotina cada vez mais atarefada e a exigência de processos mais ágeis, contar com parceiros que oferecem esse serviço é fundamental. Podemos, até, definir essa parceria como 5º tópico. Afinal, confiar nos parceiros do seu negócio faz toda a diferença para o sucesso dos seus resultados. 

Por isso, se você precisa adquirir ou trocar seus suprimentos para impressão empresarial, conte conosco. Mais do que produtos de qualidade, oferecemos um processo de impressão confiável. Além de um atendimento eficiente para ajudar você sempre que precisar. 

Quer realizar impressões perfeitas? Fale conosco clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo!

Leia também

Imprima com qualidade e economia

Buscando um produto específico ou ficou com alguma em dúvida?