Limpeza correta da impressora: veja como fazer
A sua impressora está apresentando problemas frequentemente? Talvez a causa seja o acúmulo de poeira e tinta no equipamento.
Quando realizada de maneira correta, a limpeza da impressora proporciona impressões com mais qualidade, evita problemas futuros, além de aumentar a vida útil do produto.
Independente do tipo da sua impressora, é necessário realizar a limpeza para que a tinta não atrapalhe o funcionamento do equipamento.
Confira abaixo as principais dicas que a Ferrari Suprimentos separou para realizar a limpeza correta da sua impressora:
Quando devo limpar a minha impressora?
O que determina a frequência que deve ser feita a limpeza é o modelo da impressora, confira:
Impressoras a jato de tinta:
A limpeza nos modelos de impressoras a tinta devem ser realizadas a cada 6 meses caso ela seja bastante utilizada.
Impressoras a laser:
Já as impressoras a laser devem ser limpas a cada troca de toner.
Principais cuidados para limpar a parte externa da impressora
Você sabia que a umidade é um dos maiores inimigos da impressora? Por isso, escolha bem o local onde a sua impressora está localizada.
A utilização de água no processo de limpeza não é recomendado, uma vez que pode danificar peças ou até mesmo inutilizar a impressora. O recomendado é utilizar apenas um pano seco.
Limpe com frequência o móvel que dá suporte ao equipamento. Não utilize aspiradores e secadores de cabelo, porque podem transferir a poeira para a parte interna da impressora, além de superaquecer as peças.
Utilize o software da impressora para limpeza automática
A maioria das impressoras possui um software que possibilita que o equipamento seja limpo automaticamente.
O software que acompanha o produto realiza uma análise dos principais componentes da impressora, confira:
- Cabeça de impressão;
- Bicos de tinta;
- Cartucho.
O comando de limpeza também auxilia que a saída de tinta seja realizada corretamente.
Retire o excesso de tinta da impressora
O primeiro passo para iniciar a limpeza da impressora é garantir que o equipamento não esteja ligado na tomada. Isso evita acidentes e que comandos sejam acionados.
É importante frisar que o carrinho de impressão e a cinta codificadora não devem ser tocados durante a limpeza.
Para impressoras do modelo jato de tinta, é necessário retirar o cartucho e realizar a limpeza da cabeça de impressão, preferencialmente com a ajuda de um cotonete. Não molhe o cotonete ou utilize outros produtos abrasivos.
Desentupa os bicos de tinta
Utilize também um cotonete para limpar o excesso de tinta nos bicos de tinta. Um fator que influencia no entupimento, é a qualidade da recarga de impressão, por isso, opte por recargas de boa qualidade e indicadas por um profissional.
A troca de recargas não é recomendada para ser realizada em casa, isso porque, os bicos podem entupir durante a ação e danificar a impressora.
Além de indicar a tinta mais adequada para o modelo da sua impressora, o profissional poderá efetuar a troca segura da recarga.
Busque a ajuda de profissionais
Apesar de parecer simples, a realização da limpeza da impressora requer cuidados especiais.
Contar com a ajuda de profissionais qualificados e experientes no assunto, pode prolongar o tempo de utilização da impressora, além de ter a sua disposição uma equipe que pode diagnosticar outros problemas.
A Ferrari Suprimentos fica em Joinville e atende toda a região há mais de 10 anos. Somos especialistas no segmento, oferecendo suporte e variedade de produtos para a sua impressora. Precisou de ajuda? Fale com a gente.