Se a palavra organização faz parte da sua rotina, com certeza, você entende o quanto um bom planejamento das atividades particulares e profissionais contribui para que os dias sejam mais produtivos. Sobra mais tempo para ficar com a família, sair com os amigos, viajar e investir em novos cursos, por exemplo.
Entretanto, dependendo do tamanho da sua lista de responsabilidades, administrá-la pode ser um grande desafio. Apesar da tecnologia estar presente o tempo todo no nosso dia a dia, retomar o antigo hábito de fazer as anotações em uma folha de papel pode ser a melhor solução.
É aqui que entra o planner mensal. Se você ainda não o conhece, saiba que milhares de pessoas já não abrem mão desse recurso como aliado no planejamento e execução tanto das tarefas de casa quanto do trabalho.
Para que serve um planner mensal?
Ao pé da letra, planner, palavra de origem inglesa, significa planejador. Ou seja, trata-se de um bloco de folhas ou quadro com divisões estilo calendário que permite relacionar metas, reuniões de trabalho, planos de estudo, atividades diárias, encontros familiares, despesas, entre outros.
Mais do que anotar para não correr o risco de esquecer, o planner é utilizado para estabelecer a ordem e os horários (se for o caso) em que as ações serão realizadas tanto a curto quanto longo prazo. Dessa forma, irá te ajudar a otimizar o tempo e percorrer o caminho certo para alcançar os seus objetivos.
Vamos dar um exemplo prático no campo profissional. Todos sabemos que hoje as redes sociais são excelentes ferramentas para divulgação de produtos e serviços. Todavia, é preciso criar uma frequência de postagens para se manter sempre conectado ao seu público.
Com o auxílio do planner, é possível definir uma lógica de conteúdo, quando será produzido e quais dias e horários será publicado. Em outras palavras, o propósito é que ele contribua para a organização das ideias – que podem ser inúmeras – e do trabalho de execução.
Agora, vamos pensar em um momento de lazer como, por exemplo, uma viagem. Geralmente, pesquisamos os lugares que desejamos visitar, levantamos os custos e criamos uma planilha para controle financeiro.
Em seguida, definimos a programação de cada dia da viagem. Antes do embarque, é imprescindível ter um check list à mão para não deixar algo importante para trás. E não dá para esquecer a lista de lembrancinhas. Ufa! É bastante coisa, não é verdade? Mas, tudo isso pode ser anotado facilmente em um planner.
Planner mensal para controle financeiro
Para muitas pessoas, controlar o que entra e sai da conta bancária é um grande desafio. Nesse caso, é comum não se saber exatamente com que foram gastos os valores que entraram ao longo do mês. Contudo, pior é precisar do dinheiro em uma emergência e não ter uma reserva.
Para evitar esse tipo de sufoco, a estratégia é acompanhar, literalmente, na ponta do lápis, os ganhos e gastos. Além de impedir que você gaste mais do que recebe, vai te dar uma noção melhor do quanto é possível poupar. Portanto, proporcionará mais tranquilidade a você e sua família.
Com o planner mensal, controlar as finanças torna-se uma tarefa muito mais fácil. Há modelos, por exemplo, com campos para relacionar informações bancárias, compras parceladas, investimentos, despesas fixas e variáveis, além de anotações básicas como saldo inicial, entrada, saída e saldo final.